FOTÓGRAFO DE
ARQUITETURA

IVO TAVARES
STUDIO

Casa Cor de Sal

Casa Cor de Sal

Casa cor de Sal na Costa Nova de Romulo Neto Arquitecto e fotografia Ivo Tavares Studio
O Arquiteto Rómulo Neto desenha entre o mar e a Ria, uma casa minimalista caiada a sal que respira maresia — A Casa Cor de Sal.
Architect Rómulo Neto designs between the sea and the Ria, a minimalist salt-washed house that breathes sea air — Casa Cor de Sal.
Casa cor de Sal na Costa Nova de Romulo Neto Arquitecto e fotografia Ivo Tavares Studio

INFORMAÇÃO TÉCNICA / TECHNICAL INFORMATION

ATELIER DE ARQUITETURA / ARCHITECTURE OFFICE
ARQUITETO RESPONSÁVEL / MAIN ARCHITECT
Rómulo de Almeida Neto
COLABORAÇÃO / COLABORATION
Luís Barbeiro, Liliana Dias
LOCALIZAÇÃO / LOCATION
ANO DE CONCLUSÃO DA OBRA / YEAR OF CONCLUSION
ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA (M2) / TOTAL AREA
400m2
FOTÓGRAFO / ARCHITECTURAL PHOTOGRAPHER

DESCRIÇÃO DO PROJETO / PROJECT DISCRIPTION

"A “casa cor de sal” situa-se em frente ao designado canal de suas águas e vegetação circundantes, as cores e os odores que emanam, remete-me ao meu passado, casa de meus pais, onde cresci e vivi largos anos, sob essa atmosfera de cariz marinho. Ao idealizar e conceber o projecto desta minha casa acarretou-me um enorme desafio. Com efeito, condensava em mim a figura criadora de arquiteto e de igual modo a figura usufrutuária de um cliente exigente. No início, o conflito das figuras, obnubilou a clareza e a objectividade necessárias à conceção, todavia, com o tempo e com a maturação de alguns aspectos do projecto, o resultado foi, na minha modesta opinião, duplamente conseguido. Mas outros desafios se impuseram solucionar. A partilha do mesmo espaço com outra pessoa, minha mulher, gerava compulsões e preocupações distintas no quadro das idiossincrasias de cada um, designadamente, como queriam habitar e viver a casa. Assim, partilhar o mesmo espaço, implicava, compreender o outro, e obrigava transacionar com ela, conceitos de estética e funcionalidade e abdicar, por vezes, de linhas mais eruditas e menos experimentadas de arquitetura. Os materiais eleitos para a construção, revolutearam no cerâmico, nas madeiras, no alumínio. Nas cores predominou o branco como elemento primário de toda a casa, salgando-a em quase todos os seus recantos com canastras de branco. Foi fundamental criar uma íntima relação do interior com o exterior. Pra tanto, foi desenhado um pátio interior com intuito de criar uma ponte com a fachada sul da casa e para se conseguir uma gambiarra de luz natural para todos os seus compartimentos. Foram criados meios pisos, para que o piso da cave não estivesse exposto a eventuais inundações pela subida do lençol freático e que a dinâmica vertical existisse entre os pisos. A zona social situou-se no piso superior, zona essa, ampla e com um pé direto muito generoso com olhos atirados à ria. Espaço para receber família e amigos em dias festivos, articulado com o terraço na cobertura, farol da habitação onde se pode usufruir de uma vista mais direta e circundante sobre a ria. A poente fixou-se um grande ripado vertical tentando dissimular a convivência com as outras construções mais degradadas e improvisadas pelas gentes locais da Costa. "

"The “Salt Color House” is in front of the so-called Mira channel in Costa Nova do Prado. This place, due to the salinity of its waters and surrounding vegetation, the colors and odors that emanate, takes me back to my past, my parent’s house, where I grew up and lived for many years, under this atmosphere of marine nature. When idealizing and conceiving the project of this house, I faced a huge challenge. In effect, it condensed in me the creative figure of an architect and, likewise, the usufruct figure of a demanding client. In the beginning, the conflict of figures clouded the clarity and objectivity necessary for the design, however, over time and with the maturation of some aspects of the project, the result was, in my humble opinion, doubly achieved. But other challenges were imposed. Sharing the same space with another person, my wife, generated different compulsions and concerns within the framework of each person's idiosyncrasies, namely, how they wanted to inhabit and live in the house. Thus, sharing the same space implied understanding the other, and forced me to transact with her, concepts of aesthetics and functionality and sometimes give up more erudite and less experienced lines of architecture. The materials chosen for the construction revolved around ceramics, wood, and aluminum. In the colors, white predominated as the primary element of the entire house, salting it in almost all its corners with baskets of white. It was essential to create an intimate relationship between the interior and the exterior. For this purpose, an interior patio was designed to create a bridge with the south facade of the house and achieve a natural light gambier for all its compartments. Half floors were created, so that the basement floor was not exposed to possible flooding due to the rise in the water table and that vertical dynamics existed between the floors. "