FOTÓGRAFO DE
ARQUITETURA

IVO TAVARES
STUDIO

Antero de Quental 138

Antero de Quental 138

Antero Quental 138 no Porto do Arquitecto Jorge Domingues e foto
Antero de Quental na cidade do Porto tem uma reabilitação do arquiteto Jorge Domingues num edificio original do século XIX.
Antero de Quental in the city of Porto has been renovated by architect Jorge Domingues in an original 19th century building.
Antero Quental 138 no Porto do Arquitecto Jorge Domingues e foto

INFORMAÇÃO TÉCNICA / TECHNICAL INFORMATION

ATELIER DE ARQUITETURA / ARCHITECTURE OFFICE
ARQUITETO RESPONSÁVEL / MAIN ARCHITECT
Jorge Domingues
LOCALIZAÇÃO / LOCATION
ANO DE CONCLUSÃO DA OBRA / YEAR OF CONCLUSION
ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA (M2) / TOTAL AREA
510m2
CONSTRUTORA / BUILDER
Tamiex
FOTÓGRAFO / ARCHITECTURAL PHOTOGRAPHER

DESCRIÇÃO DO PROJETO / PROJECT DISCRIPTION

"O edifício Antero de Quental 138 situa-se na rua que lhe dá nome, na cidade do Porto. O projeto foca-se em harmonizar a reabilitação do edifício, original do século XIX, com uma interpretação contemporânea dos elementos e uma otimização espacial do interior.  

O programa divide-se entre comércio, situado no piso de entrada e aberto para a rua, e habitação, com diferentes tipologias distribuídas pelos restantes quatro pisos.  

O projeto mantém o polígono de implantação do edifício pré-existente, acrescentando dois pisos (um deles recuado) aos três pisos existentes, de modo a criar uma harmonia volumétrica com a envolvente. Construtivamente, as lajes originais, em mau estado de conservação, foram substituídas por lajes de madeira, indiciando um princípio que permeia toda a obra de trabalhar com o sistema construído original e redesenhá-lo, replicando-o e adequando-o à tipologia interior. 

A fachada principal, virada a oeste, mantém os traços genéricos originais – os vãos e cantarias existentes foram mantidos e replicados - e recupera elementos como a guarda das janelas e a porta de entrada. Por sua vez, a fachada tardoz, virada a este, é redesenhada para manter uma relação de linguagem coerente com a fachada reabilitada da frente e, também, para redefinir a relação com o logradouro, desenhado como espaço comum ajardinado. A materialidade escolhida para ambas as fachadas é reboco pigmentado cinza-claro para garantir uma integração subtil na envolvente urbana.  

O acesso principal ao edifício é feito através do hall a partir do qual se acede tanto ao logradouro como às escadas de distribuição. Estas, construídas em madeira, mantêm o seu posicionamento original, centrado na planta, o que permite, nos pisos superiores, uma organização de duas tipologias por piso, voltadas quer para o arruamento quer para o logradouro. Ao nível do piso 1 e piso 2, foram projetados dois apartamentos de tipologia T1, e ao nível do piso 3 e 4 (este último recuado) dois apartamentos de tipologia T2 duplex. 

Nos apartamentos é utilizada, predominantemente, a cor branca que uniformiza todo o interior, complementado pela madeira, elemento essencial na reabilitação do edifício, utilizada quer como elemento estrutural quer como acabamento. As paredes mestras existentes em pedra granito são preservadas com tratamento a pintura à base de cal. Por contraste, nos dois pisos novos, é utilizado o gesso cartonado pintado a branco como material nas paredes confinantes para marcar a transição entre o pré-existente e o novo. 

A métrica da estrutura participa na organização espacial, criando alinhamentos e linhas mestres ao longo de todo o projeto que guiam a compartimentação e ajudam a definir todos os espaços. A escolha dos acabamentos é feita para trazer uma linguagem coesa a todo o interior; uma palete simples que conjuga pavimentos e estrutura de laje em madeira à vista, paredes interiores brancas e casas de banho em microcimento. "

"The Antero de Quental 138 building is located in Porto, in the street that grants it its name. The project focuses on a harmonious relationship between the rehabilitation of the original building, dating back to the 19th century, and a contemporary interpretation of its components, while optimizing the interior space. 

The program combines commercial use, located on the entrance floor and accessible through the main street, and housing, including different typologies dispersed through the remaining four storeys. 

The project respects the perimeter of the original building, adding two storeys (one of them being recessed) to the existing three, ensuring a better integration within the urban surroundings. Constructively, due to their poor conservation state, the original floor slabs were replaced by wooden floor slabs, emulating the ambiance of 19th-century buildings. This is the guiding principle that runs throughout the entire project: using construction methods that emulate and redesign the original, replicating it in the new floors and adjusting it to the planned typologies. 

The main façade is east-facing and maintains its original features – the existent windows and stonework were kept and reproduced in the above storeys – as well as the rehabilitated window guards and entrance door. On the other hand, the rear façade, west-facing, is redesigned to assert a cohesive composition through the usage of the same elements featured in the main façade. Additionally, it reconfigures the relation with the backward, that was turned into a shared patio. Both facades are coated with a light grey plaster that helps integrate the building into its surroundings, strengthening a visual sense of balance. 

The main access is done through a hall that connects both to the back patio and to the main staircase that leads up to the apartments. The staircase kept its original place, centered within the floor plan, which allows for two typologies per floor. The existing space is optimized to fit two T1 on the first and second floors, and two T2 duplex on the last two floors. 

Inside the apartments, the color white is utilized as the predominant color to create uniformity throughout every room. It is complemented by wood, an essential part of the project, used both as a structural element and as a finish. The load-bearing walls of the pre-existent floors were whitewashed as a way to preserve the natural granite stone. The new floors have plasterboard walls making the transition between old and new; yet still painted white to keep the overall cohesive look. 

The structural metric takes an important role in spatial organization, tracing alignments and guidelines throughout the building that help compartmentalize and define the different rooms. The finishes respond to the harmony of a simple palette: flooring, slabs and exposed beams in natural wood, white walls and microcement bathrooms. "