Francisca Ramalho
os arquitetos de Lisboa
Acompanhar o trabalho do atelier Francisca Ramalho, a partir de Lisboa, é ter a garantia de encontrar projetos que dialogam de forma incrível com a sua envolvente. Na Ivo Tavares Studio, usamos a nossa fotografia de arquitetura para traduzir exatamente essa visão. Conhece os valores desta equipa na biografia abaixo e não te esqueças de fazer scroll até ao fundo da página para veres as obras que já tivemos o prazer de fotografar.
Francisca Ramalho é uma Ilustradora e Designer Gráfica portuguesa que utiliza a ilustração para pensar o mundo e o design para o organizar.
Procura no seu trabalho uma linguagem de formas depuradas, vestidas de cores ingénuas e misturadas em composições vibrantes. Com um toque de humor. Vê cada projecto como uma dança onde os várias elementos se encontram para contar uma história. Uma forma de reflexão sobre si própria e o sobre os outros.
O seu trabalho vai desde o livro de ilustração infantil, desenvolvido para atrair o público mais jovem aos equipamentos culturais da cidade como o Museu de Lisboa Teatro Romano (EGEAC), a outros de maior escala, como a reflexão sobre a vivência do espaço da nova Ala Pediátrica do Hospital de São João do Porto, criando uma narrativa ilustrada em painéis ao longo do edifício e materializada numa instalação com o objectivo de acrescentar a um lugar, muitas vezes de dor e sofrimento, momentos de fantasia e brincadeira. Tudo isto em conjunto com as várias especialidades envolvidas em cada projecto: investigação, arquitectura, engenharia, equipas de produção e implementação.
Graduou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e completou os seus estudos em Ilustração e Animação Digital na Escola Superior de Artes e Design do Porto (ESAD). Trabalha como Ilustradora e Designer independente desde então. Actualmente vive e trabalha em Lisboa.