FOTÓGRAFO DE
ARQUITETURA

IVO TAVARES
STUDIO

Casa de geometria irregular em Sever do Vouga.
Irregular geometry house in Sever do Vouga.
Reportagem Fotografia de arquitectura portuguesa fotografo Ivo tavares studio projecto Casa GR de Paulo Martins

INFORMAÇÃO TÉCNICA / TECHNICAL INFORMATION

ATELIER DE ARQUITETURA / ARCHITECTURE OFFICE
ARQUITETO RESPONSÁVEL / MAIN ARCHITECT
Paulo Martins
LOCALIZAÇÃO / LOCATION
ANO DE CONCLUSÃO DA OBRA / YEAR OF CONCLUSION
ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA (M2) / TOTAL AREA
696m2
FOTÓGRAFO / ARCHITECTURAL PHOTOGRAPHER

DESCRIÇÃO DO PROJETO / PROJECT DISCRIPTION

"Inserida num lote de geometria irregular e rodeada por construções de escasso valor arquitectónico, esta moradia surge como uma consequência das suas condicionantes.

Se por um lado não há a vontade de relacionar visualmente os espaços interiores da moradia com a envolvência imediata, por outro existe uma vontade incontrolável de a virar completamente para o nascente, vista dona de uma beleza ensurdecedora e alheia aos olhares indesejados. Outra condicionante é o fato de a sua orientação não ser a ideal, ou seja, a vista predominante encontra-se a nascente, a sul temos a extrema do lote e a poente uma estrada nacional com o café da aldeia do outro lado da rua. Surge então a necessidade de introversão e hermetismo, fazendo com que o volume construído surja como um inerte, mimetizando-se com a natureza e assumindo a sua exceção no alçado nascente, cuja deformação volumétrica declara e acentua a vontade de abertura e entrega às vistas. As suas formas são irregulares, a sua cor assume tons térreos e as aberturas em alçado são quase inexistentes, aparecendo sob a forma de pátios e claraboias, visíveis apenas de planos superiores.

Fazendo o percurso de rampas que se sucedem desde a entrada no lote, somos levados ao momento de transição entre o interior e o exterior, que se anuncia através do seu revestimento em ipê, superlativo de exceção e convite à entrada através da sobredimensionada porta que separa o hermético e misterioso exterior do interior puro e cálido, com os seus espaços inundados de luz zenital e apontados ao vale, por onde o nevoeiro denuncia a passagem de um rio.

Uma assumida dualidade entre exterior e interior vem reforçar a ideia de desinteresse no relacionamento da moradia com a envolvente imediata, sem que isso prejudique a dinâmica vivencial do seu interior. Programaticamente as zonas sociais da casa situam-se viradas a nascente (vale) e as zonas íntimas a poente (rua), sendo estes espaços separados por um grande pátio interior à volta do qual se pode circular, criando uma enriquecedora dinâmica espacial e visual."

" Inserted in a plot of land of irregular geometry and surrounded by constructions of little architectural value, this villa emerges as a consequence of its constraints.

If, on the one hand there is a reluctance to visually relate the villa’s interior spaces to its immediate surroundings, on the other hand, there is an uncontrollable desire to turn the villa entirely to face eastwards, towards its view of thunderous beauty and discrete privacy. A further constraint is the fact that its orientation is not ideal, in other words, the view is predominantly facing east, to the south is the far end of the land, and to the west lies a national road with a village coffee shop on the other side of the street...
Thus, arose the need for introversion and hermeticism, making the constructed volume emerge as an inert, mimicking nature and assuming its exception in the eastern wing, whose volumetric deformation declares and accentuates its willing openness and submission to the views beyond.
Its forms are irregular, its colors earthen, the openings on its elevations are almost inexistent, appearing in the form of patios and skylights, visible only from higher up.

Walking along the successive ramps encountered since the entrance into this parcel of land, we are taken to a moment of transition between the interior and exterior, which is announced by its coating in roble wood, an exceptional superlative and invitation to enter through the oversized door that separates the hermetic and mysterious exterior from its pure and warm interior, with its spaces generously illuminated with zenithal light pointed towards the valley, where the mist denounces the crossing of a river.

A clear outside/indoor duality stresses the idea of the villa’s lack of interest in its relations with the immediate environment, without this hindering the existential dynamics of its interior.
Programmatically, the reception areas of the house face eastwards (valley) and the intimate zones westwards (road), with these spaces being separated by a large indoor patio around which it is possible to walk, creating enriched spatial and visual dynamics."