NOTÍCIAS QUE importam
Casa da Levada vence dois prémios nos Architizer A+Awards 2025 com projeto sustentável em cortiça
A Casa da Levada, projeto dos Tsou Arquitectos localizado em Penafiel, foi distinguida com dois prémios nos prestigiados Architizer A+Awards 2025, na categoria Sustainable Private House. O projeto venceu o Jury Winner e o Popular Choice Winner, destacando-se pela sua abordagem sustentável e uso de cortiça portuguesa como material principal.
Sobre o projeto
A Casa da Levada é uma habitação unifamiliar contemporânea que combina eficiência energética com uma forte ligação ao território envolvente. Utiliza estratégias passivas como ventilação cruzada, isolamento térmico natural e integração paisagística. O revestimento exterior em cortiça não só melhora o desempenho térmico, como valoriza uma matéria-prima local, natural e renovável.
Reconhecimento internacional e nacional
Os Architizer A+Awards, com sede em Nova Iorque, são considerados o maior prémio de arquitetura online, com um júri de mais de 250 especialistas internacionais e uma audiência global superior a 400 milhões de pessoas. O objetivo é celebrar e amplificar o alcance da arquitetura contemporânea no mundo.
