FOTÓGRAFO DE
ARQUITETURA

IVO TAVARES
STUDIO

PROJETO ANTIGO PROJETO RECENTE

House SM, do atelier Mário Alves Arquitetura, é uma casa castanha em zinco em Ílhavo que reinterpreta a arquitetura vernacular e se integra na vegetação envolvente, criando continuidade entre interior e exterior.

Entrada: Vista da entrada iluminada com candeeiros circulares na sala de estar. — House SM arquitetura Mário Alves Arquitecto em Ílhavo

INFORMAÇÃO TÉCNICA

ATELIER DE ARQUITETURA
ARQUITETO RESPONSÁVEL
Mário Alves
LOCALIZAÇÃO
ANO DE CONCLUSÃO DA OBRA
ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA (M2)
380,00m2
FOTÓGRAFO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

"O projeto tem como base duas premissas; conciliar o programa solicitado com as características do terreno. O terreno insere-se numa zona que ao momento não existe construção na sua periferia mas que a curto prazo irá mudar. A exigência de resolver o programa num só piso exige que o espaço verde sobrante se torne parte integral da composição programática. Assim sendo, a ideia passa por elaborar dois volumes que, pelo seu conteúdo programático assumiriam posições e volumetrias distintas. Os volumes são posicionados no terreno de forma a tirar partido da exposição solar ao mesmo tempo que se relacionam com a envolvente e o espaço verde sobrante. Essa posição marca o desenvolvimento do programa. Quanto mais para o interior do terreno mais privado e reservado é o espaço. A composição dos volumes e a suas aberturas para o exterior proporcionam ao seu interior uma luminosidade controlada e um prolongamento do espaço interior para o exterior. A sua forma e materialidade pretendem personificar as construções típicas desta zona. "
Texto fornecido pelo atelier de arquitetura.

subscreve a newsletter mensal "Cartas Para Quem Habita".

PRIVACIDADE

Usamos cookies para medir visitas e para carregar vídeos e áudio do YouTube e Spotify. Se recusar, os vídeos e conteúdos de áudio não serão exibidos.