FOTÓGRAFO DE
ARQUITETURA

IVO TAVARES
STUDIO

PROJETO ANTIGO PROJETO RECENTE

Lavandaria Morinha Self Service

Hall com parede em azulejo verde, néon "Lavandaria Morinha", mesa redonda em mármore e cadeiras de madeira clara. — Lavandaria Morinha Self Service arquitetura stu.dere em Portugal

Descobre a lavandaria mais cool do interior de portugal.

Hall com parede em azulejo verde, néon "Lavandaria Morinha", mesa redonda em mármore e cadeiras de madeira clara. — Lavandaria Morinha Self Service arquitetura stu.dere em Portugal

INFORMAÇÃO TÉCNICA

ATELIER DE ARQUITETURA
ARQUITETO RESPONSÁVEL
Ulisses Costa
LOCALIZAÇÃO
ANO DE CONCLUSÃO DA OBRA
ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA (M2)
200m2
FOTÓGRAFO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

"O projeto da Lavandaria Morinha Self Service nasceu da necessidade de responder ao pedido de um cliente “desafiante”, que ambicionava um espaço de lavandaria self-service e, simultaneamente, oferecesse um serviço personalizado no tratamento da roupa. Pretendia-se um espaço harmonioso, que proporcionasse bem estar durante o tempo de espera de utilização dos equipamentos de lavagem e secagem da roupa.

Para o desenvolvimento do conceito do projeto foi tida em consideração a dualidade entre a tradição e a modernidade, dando ênfase ainda à natureza. O objetivo seria criar um ambiente atual e inovador, espelho do evoluir de uma sociedade que procura soluções práticas para a gestão do seu dia a dia, trazendo, contudo, a referência à tradição dos antigos lavadouros comunitários.

O espaço que resultou da junção de duas lojas, foi dividido em zona self-service e em zona de serviço especializado, que terá um horário mais reduzido e, daí a necessidade de uma barreira física conseguida através de um elemento metálico “quadriculado”, que respeita a métrica do cerâmico utilizado no revestimento das paredes. Este cerâmico, de cor verde, foi escolhido como alusão ao cerâmico utilizado nos antigos lavadouros, com o objetivo de recuperar as memórias destes lugares que nos lembram as formas coletivas de utilização da água e até de convívio. Quanto ao pavimento, optou-se pela utilização do microcimento que além de representar uma solução estética atual, é bastante adequado para áreas de grande tráfego de pessoas, sendo vantajoso ainda por se tratar de um revestimento totalmente impermeável, sem juntas ou selagens, facilitando a sua manutenção.

Com a utilização de plantas suspensas pretende-se dar ênfase à natureza, complementando a experiência do espaço ao permitir a sensação de leveza e frescura. Encontram-se sob uma mesa de apoio à preparação da roupa, em pedra mármore, em analogia às lajes de pedra dos tanques comunitários que serviam para bater a roupa."
subscreve a newsletter mensal "Cartas Para Quem Habita".

PRIVACIDADE

Usamos cookies para medir visitas e para carregar vídeos e áudio do YouTube e Spotify. Se recusar, os vídeos e conteúdos de áudio não serão exibidos.