FOTÓGRAFO DE
ARQUITETURA

IVO TAVARES
STUDIO

PROJETO ANTIGO PROJETO RECENTE

Restaurante Clube de Vela da Costa Nova

Divisão interior com mesas postas, vista para a água, teto em madeira clara com vigas expostas. — Restaurante Clube de Vela da Costa Nova arquitetura Ferreira Arquitetos em Ílhavo

Um Restaurante de madeira sobre a Ria de Aveiro.

Divisão interior com mesas postas, vista para a água, teto em madeira clara com vigas expostas. — Restaurante Clube de Vela da Costa Nova arquitetura Ferreira Arquitetos em Ílhavo

INFORMAÇÃO TÉCNICA

ATELIER DE ARQUITETURA
ARQUITETO RESPONSÁVEL
José Ferreira
LOCALIZAÇÃO
ANO DE CONCLUSÃO DA OBRA
FOTÓGRAFO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

"O Clube de Vela da Costa Nova, um dos mais antigos clubes náuticos da zona do estuário da Ria de Aveiro, estava dividido em 3 espaços principais: o restaurante, o bar dos sócios e a esplanada. Para cada um destes espaços, existia um público específico, com preferências e tradições diferentes, o que provocou o grande desafio deste projecto. Pretendia-se renovar um espaço danificado pela passagem do tempo e, simultaneamente, manter o espaço reconhecível do “antigo”, respeitando as memórias e o seu valor, ainda relevante para todos os membros do Clube dos Sócios.

Assim, manteve-se a madeira como o pano de fundo do típico palheiro da Costa Nova, de modo a enraizar essa memória, no entanto, sempre utilizada aliada ao moderno e às tecnologias, como por exemplo, nas peças de madeira retro iluminadas, de modo a criar um ambiente único e confortável. Em termos da morfologia do espaço, era claro que a excessiva divisão do mesmo estava a prejudicar a fluência do percurso, e então, decidimos criar um único balcão, sendo que este mantinha, ainda que sublime, a divisão entre o restaurante e o bar dos sócios. No restaurante, decidimos aproveitar a vista posterior sob a ria, através de grandes vãos com uma expressão minimalista, de modo a manter uma visão panorâmica mais limpa. E a cozinha, agora ampliada, permitia ao utente um acompanhamento dos trabalhos e das condições da mesma."
subscreve a newsletter mensal "Cartas Para Quem Habita".

PRIVACIDADE

Usamos cookies para medir visitas e para carregar vídeos e áudio do YouTube e Spotify. Se recusar, os vídeos e conteúdos de áudio não serão exibidos.