DESCRIÇÃO DO PROJETO
A Rua Hintze Ribeiro, é das ruas mais agradáveis do centro de Leça da Palmeira, onde a cidade se vai construindo com tipologias de baixa altura, acompanhada por vegetação que qualifica o espaço público. “Há vida de bairro”, muito pelo pequeno comércio e serviços que ainda existem. Vive-se bem por ali. Além disso o mar está a poucos metros.
O Dono de Obra é sempre o primeiro arquitecto. Definiu muito bem o produto comercial, com áreas rigorosas para responder ao mercado, solicitou uma construção racional e optimizada, que respondesse com qualidade e consistência ao pedido. O exercício foi a criação de alto valor acrescentado no produto a oferecer ao público, com arte, engenho e eficiência.
A nossa proposta passou por definir um módulo muito rigoroso para trabalharmos, desde a garagem até à cobertura. Nessa grelha modular e também estrutural, orientamos todos os quartos e acessos verticais para a fachada norte, a rua Hintze Ribeiro, e todas as áreas sociais para o miolo do quarteirão. Um clássico em cidade consolidada.
Adoptamos o betão aparente como material principal de construção, por uma questão de optimização de obra. Coframos, descoframos e temos a fachada acabada. Além disso, havia a possibilidade de trabalharmos com pré fabricação, que mais tarde acabou por não se confirmar.
Na fachada, apareceu durante o processo, o tijolo maciço como revestimento, por uma questão de linguagem associada ao Dono de Obra.
O edifício tem um ar austero, grave, rigoroso, e anónimo, como deve ter este tipo de programa. "
Texto fornecido pelo atelier de arquitetura."
Texto fornecido pelo atelier de arquitetura."








































